quarta-feira, 31 de março de 2010
Sobre o estado do cinema português.
terça-feira, 30 de março de 2010
Sobre a Acção.
O primeiro dos três workshops que o Michael Sandoval vai dar em Portugal começou hoje em Lisboa. O Michael chegou ontem de manhã de Abuja na Nigéria, uma cidade que diz ser de extremos, com pessoas muito ricas (aquelas que directa ou indirectamente estão associadas à indústria do petróleo) e outras muito pobres. É uma cidade de acesso difícil e perigoso, mas que tem a particularidade de ter grandes projectos no campo da indústria cinematográfica.
Na sexta-feira o Michael parte outra vez para Abuja para no Sábado poder estar presente na entrega final de diplomas deste curso, e no domingo regressa a Portugal para na segunda-feira dar início aos nossos workshops no Porto. Portanto, Abuja-Lisboa-Abuja-Porto, mais as respectivas escalas. É como quem diz "vou ali à Nigeria e já venho"; e se para ele as viagem e o esforço valem a pena, para nós também têm mesmo de valer. Por cá as viagens são curtas, e ainda há vagas para os workshops – as informações estão no site da Yellowtail.
sexta-feira, 26 de março de 2010
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
Workshops Cinema.
A melhor juventude.
Afinal o que é ser-se velho? É ter rugas e cabelos brancos ou não ser capaz de evoluir? É que para permanecer psicologicamente jovem as operações de estética e o ginásio ajudam pouco.
Na criança vemos vivacidade, frescura e espanto. Para nós, os jovens têm muita energia, são rápidos, animados e recuperam rapidamente as forças. No plano mental, são curiosos, fazem experiências, aprendem rapidamente, acreditam no futuro, adaptam-se às várias circunstâncias, pensam para além dos esquemas existentes e são criativos, construtivos. Nos velhos, todas estas características se tornam mais rígidas. Mas será mesmo assim? Serão mesmo assim todos os jovens que conhecemos? Não. Muitos são pessoas de hábitos, seguem passivamente as modas, as orientações do grupo, perdem tempo com jogos parvos. Outros são preguiçosos, não lêem, não estudam, não conseguem concentrar-se, não acreditam no futuro, não sabem definir nem seguir metas. Portanto as qualidades que descrevemos como sendo típicas da juventude estão presentes em algumas pessoas excepcionais com uma grande inteligência, abertura mental, capacidade de criar e de renovação contínua.
Goethe, Freud, Marie Curie, Simone de Beauvoir, Verdi, Puccini, Charlie Chaplin permaneceram sempre jovens. Mas não é essencial possuir o génio deles para permanecer jovem. Basta cultivar as nossas qualidades humanas. Há muitas pessoas que ficam psicologicamente velhas com trinta anos porque se encerram em hábitos, preconceitos e horizontes ideológicos, não aceitando o que é novo ou diferente.
Controlam as emoções, não enfrentam novos problemas, tornam-se rígidas e repetitivas. E se graças à ginástica, às dietas, à cirurgia estética conseguem parecer fisicamente jovens, quando começam a falar percebemos que são iguais ao que eram no passado.
Velho é quem não evolui. Para permanecer psicologicamente jovem, o exercício e as operações estéticas servem de pouco. É preciso um coração e uma mente abertos, aceitar a humanidade em todas as suas formas, observar, estudar o que é novo, tentar compreendê-lo, não seguir a manada, não seguir as modas, não se deixar arrastar pela corrente, pensar pela própria cabeça, viver as emoções, procurar o que é intenso e essencial e rejeitar o resto.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Cineclube do Porto.
sexta-feira, 19 de março de 2010
quinta-feira, 18 de março de 2010
L’aquila pescatrice.
quarta-feira, 17 de março de 2010
terça-feira, 16 de março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
terça-feira, 9 de março de 2010
segunda-feira, 8 de março de 2010
Michael Sandoval.
Michael Sandoval é escritor, realizador e professor, e vive em Nova Iorque. Os seus filmes têm passado por inúmeros festivais nos Estados Unidos e também um pouco por todo o mundo, tal como Festival de Berlim, Palm Springs Film Festival, Slamdance, Toronto Worldwide Short Film Festival, e Margaret Meade Documentary Film Festival. É detentor da Ang Lee Fellowship, e tem sido distinguido com inúmeras distinções relacionadas com o seu trabalho criativo. Entre 2007 e 2009 participou em residências artísticas por todo o mundo, nomeadamente na Ucross Foundation, Santa Fe Art Institute, ou ainda na Casa San Miguel nas Filipinas. Actualmente é Director de Projectos Culturais e instrutor principal na New York Film Academy, onde desenvolve colaborações com organizações como o Museu Guggenheim de Nova Iorque, Whitney Museum, ou o Pontifical Council for Culture. É licenciado em Film Directing pela NYU, e em Escrita Criativa pela Universidade do Michigan. Estará em Portugal entre os dias 30 de Março e 9 de Abril onde realizará 3 workshops no Porto e em Lisboa.
+informações no nosso site.