terça-feira, 30 de março de 2010

Sobre a Acção.





O primeiro dos três workshops que o Michael Sandoval vai dar em Portugal começou hoje em Lisboa. O Michael chegou ontem de manhã de Abuja na Nigéria, uma cidade que diz ser de extremos, com pessoas muito ricas (aquelas que directa ou indirectamente estão associadas à indústria do petróleo) e outras muito pobres. É uma cidade de acesso difícil e perigoso, mas que tem a particularidade de ter grandes projectos no campo da indústria cinematográfica.

De facto, a Nigéria é um país que tem sido insistentemente utilizado para grandes produções americanas, o que ajudou a alavancar um projecto-piloto para a construção de uma escola de cinema cujas infra-estruturas poderão vir a ser aproveitadas e rentabilizadas por produtoras de todo o mundo. O Michael é consultor deste mesmo projecto e durante as duas últimas semanas esteve a coordenar um workshop para cerca de 200 adolescentes provenientes de diferentes backgrounds. Neste curso participaram desde miúdos que levavam os seus próprios computadores para as aulas, sendo que alguns desses mesmos computadores se tratavam de desktops apple com o respectivo monitor e portanto transportados em malas de tamanho a condizer, até outros que nunca tinham visto um computador na vida e que percorreram milhares de quilómetros (alguns fizeram viagens de autocarro de mais de 20 horas) para poderem participar. Entre tempestades de areia que destruíram alguns dos poucos computadores que existiam, viagens escoltadas por militares, o calor e as muitas horas enfiado em aviões, disse-me que foi de longe a experiência mais surpreendente e gratificante da sua vida e garante-me que, naquele grupo de rapazes e raparigas, encontrou pessoas com um potencial profissional fora do comum em diferentes áreas - actores, realizadores, argumentistas, e por aí fora.

Na sexta-feira o Michael parte outra vez para Abuja para no Sábado poder estar presente na entrega final de diplomas deste curso, e no domingo regressa a Portugal para na segunda-feira dar início aos nossos workshops no Porto. Portanto, Abuja-Lisboa-Abuja-Porto, mais as respectivas escalas. É como quem diz "vou ali à Nigeria e já venho"; e se para ele as viagem e o esforço valem a pena, para nós também têm mesmo de valer. Por cá as viagens são curtas, e ainda há vagas para os workshops – as informações estão no site da Yellowtail.

Sem comentários: