sábado, 4 de outubro de 2008

By Appointment To His Majesty...


Qualquer profissional de comunicação saberá que 10 segundos de televisão, uma entrevista de uma página, ou a simples menção de um produto específico por parte de um líder de opinião, pode fazer mais por uma marca do que o seu investimento anual em meios.
Não é por acaso que as grandes marcas internacionais têm na publicidade indirecta um dos seus grandes trunfos de comunicação. Que produtor de vinho português não gostaria de ver publicada uma imagem de Kate Moss, sentada num famoso restaurante de Londres ou Nova Iorque, com uma garrafa do seu vinho exposto sobre a mesa; ou a bebê-la pelo gargalo que fosse...
No entanto, a associação entre marcas e celebridades nem sempre têm o melhor desfecho. A famosa casa Louis Roederer, viu-se recentemente envolvida num processo com o rapper norte-americano Jay-Z, presidente e CEO da Def Jam Records, que associara por diversas vezes o nome do champanhe Cristal às letras das suas músicas e aos seus videoclips, sendo também a bebida mais vendida do seu 40/40 Club, onde uma garrafa poderia custar entre 450 e 600 dólares. Jay-Z tem ainda a sua própria marca de roupa e uma produtora de filmes e, segundo a revista Fortune, a sua rede de negócios atingiu já um valor estimado em 286 milhões de dólares. Frédéric Rouzaud, Managing Director da Louis Roederer, quando questionado pela conceituada revista The Economist sobre se a associação entre o referido champanhe e o Bling Lifestyle, representado por artistas como Jay-Z, poderia prejudicar a imagem da marca respondeu: “É uma boa questão, mas o que é que podemos fazer? Nós não podemos proibir as pessoas de o comprar.” O rapper considerou as afirmações de Rouzaud racistas e boicotou o produto, retirando-o do seu clube e de todos os materiais promocionais associados à sua imagem e às suas marcas. O substituto eleito foi o ás de espadas da marca Cattier, Armand de Brignac - By Appointment to His Majesty the King of Rap, portanto.

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